Blog ibg

DANIEL 4

O édito do rei; O seu sonho duma árvore grande: e sua loucura
 
1 Nabucodonozor rei, a todos os povos, nações, e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.
 
2 Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.
 
3 Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.
 
4 Eu, Nabucodonozor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio.
 
5 Tive um sonho que me espantou; e estando eu na minha cama, os pensamentos e as visões da minha cabeça me perturbaram.
 
6 Portanto expedi um decreto, que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho.
 
7 Então entraram os magos, os encantadores, os caldeus, e os adivinhadores, e lhes contei o sonho; mas não me fizeram saber a interpretação do mesmo.
 
8 Por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo:
 
9 Ó Beltessazar, chefe dos magos, porquanto eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação.
 
10 Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura;
 
11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra.
 
12 A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e dela se mantinha toda a carne.
 
13 Eu via isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama, e eis que um vigia, um santo, descia do céu.
 
14 Ele clamou em alta voz e disse assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas e espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos.
 
15 Contudo deixai na terra o tronco com as suas raízes, numa cinta de ferro e de bronze, no meio da tenra relva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra.
 
16 Seja mudada a sua mente, para que não seja mais a de homem, e lhe seja dada mente de animal; e passem sobre ele sete tempos.
 
17 Esta sentença é por decreto dos vigias, e por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até o mais humilde dos homens constitui sobre eles.
 
18 Este sonho eu, rei Nabucodonozor, o vi. Tu, pois, Beltessazar, dize a interpretação; porquanto todos os sábios do meu reino não puderam fazer-me saber a interpretação; mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos.
 
19 Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por algum tempo, e os seus pensamentos o perturbaram. Falou, pois, o rei e disse: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, e disse: Senhor meu, seja o sonho para os que te odeiam, e a sua interpretação para os teus inimigos:
 
20 A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até o céu, e que era vista por toda a terra;
 
21 cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual os animais do campo achavam sombra, e em cujos ramos habitavam as aves do céu;
 
22 és ,tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; pois a tua grandeza cresceu, e chegou até o céu, e o teu domínio até a extremidade da terra.
 
23 E quanto ao que viu o rei, um vigia, um santo, que descia do céu, e que dizia: Cortai a árvore, e destruí-a; contudo deixai na terra o tronco com as suas raízes, numa cinta de ferro e de bronze, no meio da tenra relva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais do campo, até que passem sobre ele sete tempos;
 
24 esta é a interpretação, ó rei é o decreto do Altíssimo, que é vindo sobre o rei, meu senhor:
 
25 serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
 
26 E quanto ao que foi dito, que deixassem o tronco com as raízes da árvore, o teu reino voltará para ti, depois que tiveres conhecido que o céu reina.
 
27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranqüilidade.
 
28 Tudo isso veio sobre o rei Nabucodonozor.
 
29 Ao cabo de doze meses, quando passeava sobre o palácio real de Babilônia,
 
30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?
 
31 Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonozor: Passou de ti o reino.
 
32 E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
 
33 Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonozor, e foi expulso do meio dos homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu o cabelo como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves:
 
34 Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonozor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração.
 
35 E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?
 
36 No mesmo tempo voltou a mim o meu entendimento; e para a glória do meu reino voltou a mim a minha majestade e o meu resplendor. Buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; e fui restabelecido no meu reino, e foi-me acrescentada excelente grandeza.
 
37 Agora, pois, eu, Nabucodonozor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são retas, e os seus caminhos justos, e ele pode humilhar aos que andam na soberba.                                        
                                                                                                   
postado p/  a.p.s

Blog

                                                                                                                                                                                                              

Obs: “Um Breve Estudo Sobre o Deus Trino das Escrituras Sagradas”

   (1 )Cada uma das três pessoas é chamada de Deus

 verdadeiro

 O Pai é Deus:   JOÃO:  17.3, E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.

O Filho é Deus:  Romanos: 9.5, de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.

O Espirito Santo é Deus:  Atos: 5.3,  Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?

4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Deus de Israel

(2) Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado Deus de israel

O Pai é Deus de israel:  Salmos: 72.18,  Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que faz maravilhas.

O Filho é Deus de israel:  Lucas: 1.16, converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus;

17 irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.

O Espirito Santo é Deus de israel:  2 Samuel: 23.2, O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua.

3 Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus,

  Senhor

(3) A bíblia ensina que somente um é chamado senhor

O Pai é Senhor Malaquias: 1.6, O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?

O Filho é Senhor Romanos: 10.12, Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam.

O Espirito Santo é Senhor 2corintios: 3.16 Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu.

17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.

(4) Atributos metafísicos de cada uma destas três pessoas

Onipotente

A bíblia afirma que somente Deus é Onipotente

O Pai é Onipotente isaias: 14.27, Pois o Senhor dos exércitos o determinou, e quem o invalidará? A sua mão estendida está, e quem a fará voltar atrás?

O Filho é Onipotente mateus: 28.18, E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

O Espirito Santo é Onipotente zacarias: 4.6, Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.

Eterno

a bíblia é clara em ensinar que somente Deus é eterno

O Pai é Eterno salmo: 90.2, Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.

O Filho é Eterno miqueias: 5.2, Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

O Espirito Santo é Eterno hebreus: 9.14, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?

Onipresente

A santa escrituras ensina que somente Deus é onipresente

O Pai é Onipresente amos: 9.2, Ainda que cavem até o Seol, dali os tirará a minha mão; ainda que subam ao céu, dali os farei descer.

3 Ainda que se escondam no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, ainda que se ocultem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá.

O Filho é Onipresente mateus: 18.20, Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

O Espirito Santo é Onipresente:  salmos: 139.7, Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?

Onisciente

A Bíblia sagrada afirma que somente Deus é Onisciente

O Pai é Onisciente: apocalipse: 22.6, E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.

O Filho é Onisciente: mateus: 9.3, E alguns dos escribas disseram consigo: Este homem blasfema.

4 Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos corações?

O Espirito Santo é Onisciente: Ezequiel: 11.5, E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois eu conheço as coisas que vos entram na mente.

Criador

A Bíblia afirma que somente Deus é o Criador

O Pai é Criador:   Neemias: 9.6, Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles já, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora.

O Filho é Criador:  Colossenses: 1.16, porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;

18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,

O Espirito Santo é Criador: Jó: 26.13, Pelo seu sopro ornou o céu; a sua mão traspassou a serpente veloz.

Vida

A Biblia diz que somente Deus é a fonte da vida

O Pai é vida:  Salmos: 36.9,  pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz.

O Filho é Vida:  João 1.4, Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

O Espirito Santo é Vida:  Romanos: 8.2,  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Os a Tributos Morais de cada uma dessas Três Pessoas

Bom

A Bíblia nos ensina que somente Deus é bom

O Pai é bom: Salmos:  86.5, Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.

O Filho é bom:  Atos: 10.38, concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.

O Epitito Santo é bom:  Salmos: 143.10, Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

Santo

A Santas Escrituras dizem que somente Deus é Santo

  O Pai é Santo: Levíticos: 19.2, Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.

O Filho é Santo:  Atos: 3.14, Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homicida;

O Espirito Santo é Santo:  isaias: 63.10, Eles, porém, se rebelaram, e contristaram o seu santo Espírito; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.

Verdadeiro

A palavra de Deus é enfática em ensinar que somente Deus é verdadeiro

O Pai é verdadeiro: Deutoronomio: 32.4, Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele. 

Jeremias: 10.10, Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

O Filho é verdadeiro: João: 14.6, Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

O Espirito Santo é verdadeiro:  João: 14.17, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

Sábio

As sagradas escrituras são claras no ensino que somente Deus é sábio

O Pai é sábio:  Jeremias:  32.19, Grande em conselho, e poderoso em obras, cujos olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dares a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras;

O Filho é sábio:  Colossenses: 2.3, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

O Espirito Santo é sábio:   Isaias:  11.2,  E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

      Obras realizadas por cada uma dessas três pessoas

Autor do novo nascimento

Cada uma dessas três pessoas é autor do novo nascimento

O Pai: João: 1.13, Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

O Filho: 1joão 2.29, Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

O Espirito santo:  joão: 3.5, Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Ressuscitou a Jesus

Cada uma dessas pessoas ressuscitou a jesus

O Pai:  atos: 2.24, ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.

O Filho:  joão: 2.19, Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.

O Espirito Santo:  1pedro: 3.18, Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito;

habita nos fiéis

cada uma dessas pessoas hábita nos fieis

O Pai: Efésios: 4.6, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

O Filho: Efesios: 3.17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,

Gálatas: 2.20, Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

O Espirito Santo:  tiago: 4.5, Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?

Da a vida eterna

Cada uma dessas três pessoas da a vida eterna

O Pai:  1 joão: 5.11, E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

O Filho: joão: 10. 28, eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.

O Espirito Santo: gálatas: 6.8, Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Deu poder aos apóstolos

Cada uma dessas três pessoas deu aos apóstolos poder p/ operar milagres

O Pai:  atos 15,4, E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles.

O Filho:  atos: 16.18, E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.

O Espirito santo: romanos 15.19, pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo;

Falou pelos profetas e apóstolos

Cada uma dessas três pessoas falou pelos profetas e apóstolos

O Pai:  Jeremias: 1.9, Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

O Filho:  Lucas: 21.15, porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer.

O Espirito santo:  Marcos: 13.11, Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo.

Inspirou as escrituras

Cada uma dessas três pessoas inspirou as escrituras e os profetas

O Pai:  Exodo:  4.12, Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

O Filho: Efésios: 4.11, E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,

O Espirito: Santo: Atos: 11.28, e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio.

Guiou o seu povo

Cada uma dessas três pessoas guiou seu povo

O Pai:  Deutoronomio: 32.12, assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.

O Filho:  1Pedro: 2.21, Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.

O Espirito santo:  Salmos: 143.10, Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

Distribuiu os dons espirituais

Cada uma dessas três pessoas distribui os dons espirituais

O Pai:  1Corintios: 12.6, E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

O Filho: 1Corintios: 12.5, E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

O Espirito Santo: 1corintios:12.4, Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Santifica os fiéis

Cada uma dessas pessoas santifica os fiéis

O Pai: exodo: 31.13, Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

O Filho:  1Coríntios 6.9,11, E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

O Espirito Santo: Romanos: 15.16,  para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito Santo.

Deu missão aos profetas e apóstolos

Cada uma dessas pessoas da missão aos profetas, envia os apóstolos e ministros

O Pai:  Jeremias: 25.4, Também o Senhor vos tem enviado com insistência todos os seus servos, os profetas mas vós não escutastes, nem inclinastes os vossos ouvidos para ouvir,

O Filho:  Marcos: 16.15, E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

O Espirito Santo: Atos: 20.28, Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.

Ensina os fiéis

Cada uma dessas três pessoas ensina os fiéis

O Pai:  Isaias: 48.17, Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

O Filho:  Efésios: 4.21, se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus,

O Espirito Santo: Lucas: 12.12, Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer.

Estudo sobre a Trindade    

P/  Euripedes  F.C.                                                                                                                                                                                         Blog

 

Ele funcional – Martyn Lloyd-Jones

.

(O Evangelho) funciona — é «o poder de Deus para a salvação». Não causa surpresa que Paulo use a palavra «poder», escrevendo para Roma. Essa era a palavra importante para os romanos. Tendiam por julgar tudo em termos de poder. . . o poder era Dará Roma o que a sabedoria era para Atenas.
 
Os romanos não dariam atenção a coisa alguma que não funcionasse e que não tivesse poder. . . Paulo sabia disso, e, porque o sabia, lançou seu desafio. Queriam provar o Evangelho por seus resultados? Muito bem, ele estava pronto a satisfazê-los. Não só isso; estava pronto a desafiá-los. Que é que todo o saber, toda a cultura e todas as religiões de Roma tinham produzido realmente? Se estavam querendo resultados, bem, que os produzissem. . . Qual o objetivo e qual o valor de todas as filosofias, se não podem solucionar os problemas da vida? . . . Ele mesmo, Paulo, outrora se gabara da lei judaica e do seu bom êxito em cumpri-la. Mas ele chegou a perceber que tudo aquilo de que se orgulhara não passava de coisas externas; quando chegou a vislumbrar o real e interior significado da lei, descobriu que ele era um fracasso completo.
 
Desenvolve ele esse tema no capítulo 7 de (Romanos). Todos os esforços humanos para resolver os problemas da vida falham, seja que se restrinjam a seguir linhas puramente intelectuais, ou que consistam em esforços e lutas morais, ou em penoso jornadear pelas veredas do misticismo. Mas o Evangelho que Paulo agora pregava, funciona! Tinha funcionado em sua própria vida. Tinha mudado e transformado tudo! Tinha trazido paz e repouso à sua alma e tinha tornado vitoriosa a sua vida. E o mesmo resultado tinha sido obtido pelo Evangelho em inumeráveis milhares de pessoas.
 
Como aconteceu isso? . . . É somente o Evangelho que enfrenta e desmascara o problema fundamental do homem e suas necessidades, e o trata como deve ser tratado. . . Somente o Evangelho faz o diagnóstico exato; somente o Evangelho tem o remédio.
 
Fonte: The Plight ofMan andthe Powe ofGod, p. 84,5.
Extraído de: [ Blog Martyn Lloyd Jones ]
 
assista o video em